Ciclo de palestras promove Prêmio José Hamilton Ribeiro

Organizado pela Abag, de Ribeirão Preto, concurso que homenageia José Hamilton Ribeiro é direcionado à cadeia produtiva do Agronegócio

Estudantes e jornalistas em frente ao Museu do Café, em Santos
Estudantes e jornalistas em frente ao Museu do Café, em Santos

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) da Região de Ribeirão Preto promoveu de 17 a 19 de maio um ciclo de palestras para estudantes da ECA/USP e do Mackenzie em que foram apresentados detalhes do mercado de agronegócio e suas cadeias produtivas. O encontro, que contou com palestras de profissionais das revistas Globo Rural, Canavieiros, Canamix e RPA News, além da Agência Estado e do Jornal Cana, fez parte do primeiro Ciclo de palestras e visitas de 2016 do Prêmio Abag/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”.

O roteiro de visitas foi elaborado para que futuros jornalistas tivessem contato com diversas áreas do setor, como biotecnologia, exportação de produtos agropecuários, cadeias produtivas da cana de açúcar e do café, uso e ocupação das terras, sustentabilidade, pesquisa, desenvolvimento e inovação e jornalismo científico.

Acompanhados pelos profissionais, os estudantes visitaram o terminal portuário da Copersucar e o Museu do Café, em Santos, onde foram recebidos por especialistas dos dois setores que falaram sobre economia, logística e mercado nacional e internacional. As visitas também se estenderam para a Fundação Espaço ECO, em São Bernardo do Campo; Instituto Biológico, em São Paulo; Estação Experimental Agrícola da Basf, em Santo Antônio de Posse; e pela Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas.

Outros três Ciclos de palestras e visitas do prêmio serão em junho e agosto, para alunos de nove instituições de ensino das regiões de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Bauru e para jornalistas interessados.

Além da participação no evento, os estudantes poderão inscrever trabalhos sobre temas do encontro em duas modalidades exclusivas do prêmio: Vídeo e Mídia escrita. O primeiro colocado em cada modalidade recebe R$ 2,5 mil em vale-compras, enquanto os segundo e terceiro ganham máquinas fotográficas.

Para os profissionais, as inscrições estão abertas desde abril, em três categorias: Plataforma Eletrônica: TV; Plataforma Escrita Diária: Jornal e Internet; e Plataforma Escrita Especial: Revistas e Cadernos Especiais de Jornais. Os trabalhos deverão ter sido veiculados entre 25 de outubro de 2015 e 21 de outubro de 2016. O prêmio para o vencedor em cada modalidade é de R$ 10 mil e a principal novidade a partir desta edição é que os profissionais podem inscrever matérias sobre todo o agronegócio paulista, e não apenas o da região de Ribeirão Preto. Mais informações em www.abagrp.org.br e abagrp3@abagrp.org.br.

Deixe uma resposta

*