CNPq premiará jornalista de Ciência e Tecnologia com R$ 20 mil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu inscrições para o 37º Prêmio José Reis de Divulgação Científica.

Nesta edição, será contemplado um jornalista profissional de destaque na difusão de ciência, tecnologia e inovação nos meios de comunicação de massa.

O vencedor receberá R$ 20 mil em dinheiro e diploma, além de uma viagem para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na Universidade Federal de Minas Gerais.

As inscrições encerram-se em 17 de abril e devem ser enviadas via Correios ao CNPq – Serviço de Prêmios. Mais informações aqui.

Instituído em 1978, o concurso é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil.

Ele foi um dos fundadores da SBPC e da revista Ciência e Cultura. Além disso, manteve, por 55 anos, uma coluna na Folha de S.Paulo.

Anualmente, é escolhido, em sistema de revezamento entre três categorias – Jornalista em Ciência e Tecnologia (este ano); Instituição e Veículo de Comunicação; e Pesquisador e Escritor –, um nome que tenha contribuído significativamente para a formação de uma cultura para tornar a ciência, tecnologia e inovação conhecidas da sociedade.

A escolha é feita por uma comissão julgadora designada pelo presidente do CNPq, composta por seis membros, três de livre escolha dele e outros três indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Deixe uma resposta

*