Gabriel García Márquez abre inscrições

Vai até 17/5 o prazo para concorrer ao Prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo 2017. Promovido pela Fundación para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), da Colômbia, o concurso incentiva a busca pela excelência, inovação e ética no jornalismo ibero-americano.

Poderão concorrer trabalhos publicados entre 1º de abril de 2016 e 31 de março de 2017, em português ou espanhol, nas categorias Texto, Imagem, Cobertura e Inovação. Em 2016, o Brasil venceu o prêmio em duas dessas categorias. Em Texto, o troféu foi entregue a Natalia Viana, da Agência Pública, pela reportagem São Gabriel e seus demônios; e em Imagem o prêmio foi para o documentário Jaci: sete pecados de uma obra amazônica, de Caio CavechiniCarlos Juliano Barros e Ana Aranha, produzido para a ONG Repórter Brasil.

O concurso também contempla anualmente um jornalista ou equipe com o prêmio de Reconhecimento à excelência, que enaltece ações e trabalhos de destaque na região. Na última edição, o prêmio foi para a equipe do site de notícias salvadorenho El Faro.

Prêmios – Os autores dos melhores trabalhos, além do Reconhecimento à Excelência, receberão aproximadamente R$ 35 mil (33 milhões de pesos colombianos) por categoria e participarão do Festival Gabriel Garcia Márquez, em Medelin, de 28 a 30/9, com todas as despesas pagas.

Ranking – Eventuais vencedores brasileiros somarão 85 pontos para as categorias regulares e 100 para o Reconhecimento à Excelência na próxima edição do Ranking dos +Premiados da Imprensa.

Deixe uma resposta

*