Número de prêmios regionais cresce em 2016

A cada edição do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, novas sugestões de premiações regionais, em sua grande maioria das regiões Nordeste e Sul do País, são enviadas para passarem a integrar a base de dados do levantamento. Em 2016 não foi diferente. Das 14 iniciativas incluídas, nove se encaixam nesse perfil, sendo que uma das novas premiações nacionais, o MPT, também conta com categorias regionais.

Esses tipos de concursos não são os que mais rendem pontos. Em geral distribuem de 15 a 35 para seus ganhadores, mas não se pode negar a importância e o peso que as iniciativas regionais têm na elaboração deste Ranking. Além de muitas vezes reconhecer e destacar profissionais de mercados do jornalismo brasileiro menos tradicionais, eles também ajudam a definir resultados, não apenas nas pesquisas locais.

Outro número que vale destacar é que, dos 150 prêmios analisados em 2016, 39 eram exclusivamente regionais. Se em 2015 esse tipo de iniciativa representava 22% de toda a base de dados, no ano passado esse número passou para 26%. Dentre os estados com maior número de iniciativas o Rio Grande do Sul segue na liderança, com sete prêmios. Logo atrás aparecem Minas Gerais, com cinco, e Paraná e Rio de Janeiro, empatados com quatro.

Relação dos prêmios regionais de jornalismo por estado.
Relação dos prêmios regionais de jornalismo por estado.

 

Deixe uma resposta

*