Prazo para concorrer ao SIP termina em 15/1

sip2017logoA Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) está com inscrições abertas para seu Prêmio em Excelência Jornalística 2017. Considerado um dos mais importantes e tradicionais da América Latina, o concurso reconhece reportagens, independentemente do tema, publicadas em espanhol, português ou inglês.

No total, serão 13 categorias nesta edição, 11 delas para trabalhos publicados: Caricatura; Cobertura noticiosa na internet; Cobertura noticiosa; Cobertura noticiosa em celulares; Crônica; Direitos humanos e serviço à comunidade; Fotografia; Infografia; Opinião; Jornalismo de dados; Jornalismo em profundidade.

Nas outras duas categorias, o Grande Prêmio é aberto também a uma organização ou pessoa que se tenha destacado na defesa da liberdade de imprensa; e na estreante Jornalismo Universitário Pedro Joaquín Chamorro poderão concorrer estudantes de Jornalismo de toda a América Latina.

“Os prêmios anuais destacam as questões mais importantes e expressam a renovação das tecnologias e linguagens que acompanham a prática do melhor jornalismo no hemisfério”, destaca a presidente do Comitê de Prêmios da SIP Marcela Noble Herrera. “A partir de sugestões dos jornalistas, nesta edição renovamos algumas categorias com o intuito de deixar a premiação em sintonia com as tendências e necessidades atuais do mercado”.

O período de inscrições vai até 15 de janeiro de 2017 e a cerimônia de premiação está marcada para outubro, durante a 73ª Assembleia Geral da SIP, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. O primeiro colocado de cada categoria receberá US$ 2 mil. Confira o regulamento e a ficha de inscrição.

SIP 2016 – Vencedor em quatro das 13 categorias, o Brasil foi o país mais premiado na última edição do concurso. Destaque para a versão nacional do El País, que faturou o prêmio nas categorias Opinião e Direitos Humanos e Serviço à Comunidade. Também foram vencedores Brio Media (Relações Interamericanas) e Estadão (Jornalismo em profundidade).

Deixe uma resposta

*