Prêmio internacional da Roche abre inscrições

Vencedores da Edição 2016 do Prêmio Roche (Crédito: Garret Fotos)
Vencedores da Edição 2016 do Prêmio Roche (Crédito: Garret Fotos)

A Roche América Latina e a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI) abrem inscrições, pelo www.premiorochedejornalismo.com, para a 5ª edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde.

Até 3 de abril de 2017, jornalistas poderão inscrever trabalhos nas categorias Jornalismo Escrito e Televisão e Vídeo, publicados em veículos da América Latina ao longo de 2016. Eles devem enfocar temáticas de saúde como inovação; biotecnologia; acesso a tratamentos; investigação e desenvolvimento; regulação e políticas públicas; e Oncologia.

Os resultados serão anunciados durante o Roche Press Day, fórum educativo anual de jornalismo em saúde e científico, organizado pela Roche, em meados de 2017. Os ganhadores poderão escolher entre uma bolsa com todos os custos pagos para um workshop da FNPI ou optar por participar no festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, que é realizado todos os anos na cidade de Medellín.

“Para nós, na Roche América Latina, é uma honra poder impulsionar iniciativas que ajudam a conscientizar a sociedade a respeito de temas de saúde relevantes para nossa região, como o acesso aos cuidados com a saúde, políticas públicas, doenças e prevenção”, comenta Michelle Medeiros, diretora regional de Comunicação Corporativa da Roche América Latina. “Na Roche, vemos o Prêmio como uma rede de apoderação sólida, pela qual os jornalistas contribuem para que os latino-americanos possam tomar decisões responsáveis e oportunas para atender e cuidar da sua saúde”.

“Para a FNPI, esta quinta convocatória é a consolidação de um processo que busca destacar o trabalho dos jornalistas em saúde, seu esforço e sua excelência”, informa Ricardo Corredor, diretor executivo da FNPI. “Ano após ano, temos encontrado nos trabalhos participantes e ganhadores um compromisso com as realidades sociais da América Latina que têm conexão com a saúde de seus habitantes”.

Edição 2016 – Com 252 inscrições, de 19 países, o 4º Prêmio Roche teve entre seus ganhadores em 2106 a equipe do Jornal de Santa Catarina, na categoria Internet. O prêmio foi para a reportagem Cicatrizes do trabalho, reportagem que abordou a questão dos acidentes de trabalho no Brasil, com as participações de Pamyle Karlin Brugnago da LuzCleisi SoaresArivaldo HermesRafael AlvarezRafaela Martins e Gilmar de Souza,

Na categoria Rádio, que a cada ano alterna com Televisão e Vídeo, os colombianos Martha Amor, Fabián Cardoso e Rudy Negrete foram os ganhadores, por seu trabalho De vacinas, abandono e outros demônios, veiculado na UdC Rádio, da Universidade de Cartagena.

Deixe uma resposta

*